quarta-feira, 28 de abril de 2010

Etta James

Já houve alguns pedidos de trabalhos da Etta James (Los Angeles, 25 de janeiro de 1938) e hoje trago dois discos bonitos dela: a estréia em disco, At Last (1960) e uma homenagem a Billie Holiday, Mystery Lady (1994).
É uma contralto bastante associada a blues, soul, R&B, rock, gospel e jazz.

At Last
Mystery Lady

domingo, 25 de abril de 2010

Fred Astaire - The Astaire Story - 1952

Fred Astaire (10 de maio de 1899, em Omaha - Nebraska) é considerado hoje um dos mais importantes cantores americanos de seu tempo. Ter sido um dançarino, sapateador e coreógrafo absolutamente genial, revolucionário; uma personalidade elegante e charmosíssima; um grande astro de Hollywood, etc etc etc... ocultou o valor do seu canto por muito tempo. Era considerado por muitos um cantor medíocre por não ter o “vozeirão” freqüente nos musicais da época. Mas baseado em suas características vocais e estilísticas, foram criadas sob medida inúmeras das mais importantes canções do século 20. Exemplos? “Night and Day” de Cole Porter; “Isn’t it a Lovely Day”, “Cheek to Cheek”, “Top Hat, White Tie and Tails”, “Let’s Face The Music And Dance” e “Change Partners” de Irvin Berlin; “The Way You Look Tonight” e “A Fine Romance” de Jerome Kern; “They Can’t Take That Away From Me”, “A Foggy Day”, "Fascinating Rhythm", “Let’s Call The Whole Thing Off” e “Nice Work If You Can Get It” dos irmãos Gershwin; “One for My Baby” e “Something’s Gotta Give” de Johnny Mercer... começamos bem, hã?!
Multitalentoso, foi também compositor, como em "I'm Building Up to an Awful Letdown" (em parceria com Johnny Mercer), sucesso de 1936 e "It's Just Like Taking Candy from a Baby".
Aos 7 aninhos ele já dançava profissionalmente com a irmã Adelle, sua primeira “partner”, e chegaram à Broadway com grande sucesso até ela se casar, em 1932.
Fred e Adelle:
Fred estréia no cinema e logo no segundo filme, “Voando para o Rio”, encontra Ginger Rogers, sua mais famosa “partner”. O Sucesso foi estrondoso e Fred se tornou um astro mundial. De sua carreira no cinema, nasceram alguns dos mais belos e inesquecíveis números musicais da historia, devido principalmente à sua disciplina e rigor. Compulsivo, diga-se.
Fred e a graciosa Ginger:
Apossava-se de cada canção com sua voz de pequena extensão, mas educada e afinada, de dicção perfeita. Excelente intérprete, tinha (como todo bailarino) absoluto domínio do ritmo. Em 1986 Frederico Fellini filmou o belíssimo “Ginger e Fred”, com Giulietta Masina e Marcello Mastroianni interpretando um casal idoso, que faz imitações do famoso casal na TV italiana. Um filme encantador e comovente.
Fred teve ainda muitas outras "partners" de matar qualquer um de inveja,
como Cyd Charisse:
Rita Hayworth:
Audrey Hepburn:

Judy Garland:

Lucille Bremer:

e Paulette Godard:

A coleção que trago hoje é um deleite! São gravações feitas para a Verve em 1952, com Fred já maduro em companhia do fenomenal pianista canadense Oscar Peterson.

Oscar Emmanuel Peterson (Montreal, 15 de agosto de 1925), não foi trompetista por conta de uma tubrculose na infância. Escolheu o piano. Tocou com Ella Fitzgerald, Billie Holiday, Louis Armstrong, Carmen McRae e tantos outros. É considerado um dos maiores musicos de jazz de todos os tempos.

VOLUME 4

sábado, 10 de abril de 2010

Billie Holiday, The Complete Decca Recordings 1944 - 1950

As postagens que estiveram fora do ar voltam a funcionar. Os discos de Betty Carter tinham falhas nos arquivos mas foram substituídos e estão funcionando perfeitamente - caso voce tenha baixado os arquivos antigos, baixe novamente porque valem a pena, são grandes discos!
Volto a postar hoje como na primeira postagem, com a minha favorita, Miss. Billie Holiday.

Uma artista única, que atingia em particular cada ouvinte e sabia imprimir sua personalidade em seu fraseado, em cada nota, em cada sílaba. Trago a caixa com todas as gravações de sua fase na Decca, entre 1944 e 1950, para muitos o ápice de sua carreira. Tem gravações antológicas, obrigatórias para quem gosta de jazz, para quem gosta de Billie, para quem gosta de música, para quem tem ouvidos, ou pelo menos um deles... São apenas dois CD's, baixe já!

VOLUME 1

VOLUME 2