segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Sarah Vaughan & Billy Eckstine - The Irving Berlin Song Book - Passing Strangers

Este clássico de 1957 traz duas das mais extraordinárias vozes do século XX, cantando exclusivamente Irving Berlin.
Um graaaande disco!

Belly Eckstine era cantor, trompetista e bandleader, nasceu em Pittsburgh, Pensylvania, no dia 8 de julho de 1914. Com o tempo sua carreira tendeu para o romantismo comercial, explorando a viril sensualidade natural de seu timbre. Mas era um cantor de grande talento, com uma voz plena e inconfundível.
Sarah Vaughan, nascida em Newark, New Jersey, no dia 27 de março de 1924, foi certamente uma das maiores cantoras de todos os tempos. Sua voz robusta e intensa, de inacreditável habilidade para explorar timbres e ressonâncias, tinha grande extensão, especialmente para a região grave. Usava a voz como um músico de jazz usa seu instrumento para improvisar, com altíssimo nível musical e técnico. Logo no começo de sua carreira era contratada da big band de Billy Eckstine.
Irving Berlin, um dos mais importantes compositores da musica americana de todos os tempos, ironicamente nasceu  na Siberia, Rússia, em 11 de maio de 1888. Apesar de nunca ter estudado, compunha letra e música de suas canções (mais de 3.000 em um século de vida). Como a foto abaixo mostra, diz-se que ele restringia-se às teclas pretas do piano para compor. Um homem de talento excepcional, cujas canções marcaram a América e o mundo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário