quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Louis Armstrong e Ella Fitzgerald Juntos

Temos hoje vários encontros de uma das mais celebradas duplas de todos os tempos: Louis Armstrong e Ella Fitzgerald. Dois timbres vocais totalmente opostos; dois gênios da música.

Louis Armstrong (Nova Orleans, 4 de agosto de 1901) é a "personificação do Jazz". No trompete, um músico brilhante, ousado, intuitivo, passional e virtuosíssimo, que participou da “formatação” do que se definiu como jazz; sintetizou e aprofundou todas as influencias e conquistas da época, as traduzindo em seu som eterno.
Seu carisma e o “trovão” de seu gravíssimo e áspero timbre (ele tinha calos nas pregas vocais) o tornaram um cantor de grande popularidade. Seu canto, assim como seu trompete, também é um marco de transformação no jazz. Muito lembrado por popularizar o scat singing, era muito mais: um cantor sensível e vivo, profundo e humano.

Ella e Louis se encontraram em 1956 com The Oscar Peterson Quartet; em 1957 com "Ella e Louis Again" (continuação do primeiro encontro) e de novo em 1957 em Porgy and Bess 1957 – gravação antológica da “ópera jazz” homônima de George & Ira Gershwin e Du Bose Heyward. Em 1959 foi lançado "Our Love Is Here To Stay - Ella & Louis Sing Gershwin". Em "The
Magic Duets" há outras gravações envolvendo ambos.

2 comentários: