quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

"The Audience With Betty Carter" e "I Can't Help It"

Betty Carter (16 de maio de 1929 em Flint, Michigan) foi uma das mais singulares cantoras de todos os tempos. Versátil, bem humorada, de personalidade fortíssima, irredutível quanto ao seu gosto musical e expressividade independente. Experimental, trabalhava sempre com músicos muito jovens (quase todos com menos de 20 anos) de grande talento que ela descobria e “lapidava".

Começou a cantar adolescente na banda de Charlie Parker, mentindo a idade. Depois cantou também com Dizzy Gillespie, Miles Davis e Lionel Hampton, com quem desenvolveu sua habilidade no scat singing e aprendeu como liderar uma banda, para extrair suas idéias musicais. Era também compositora e pianista.

Nunca se rendeu a concessões e era por isso considerada por muitos, inclusive colegas de peso como Carmen McRae e Sarah Vaughan, como a única cantora de jazz autêntica. Tinha extremo domínio de sua voz grandiosa, que alcançava graves de um barítono. Envolvia com variações interessantíssimas de dinâmica, alterando o andamento dramaticamente e surpreendentes desconstruções melódicas. No palco mostrava toda sua visceralidade de intérprete.

Sua peculiaridade estilística e a profundidade de pesquisas e experimentações a tornaram uma cantora tida como difícil, e poucas vezes com grandes sucessos de vendas e reconhecimento público, mas em sua última década de atividades recebeu grandes homenagens à sua trajetória.

The Audience with Betty Carter de 1979 é um disco duplo ao vivo, considerado pela crítica uma das mais elaboradas performances de jazz vocal já gravadas. E realmente é um assombro. A faixa inicial tem 25 minutos, com um scat solo épico que faz a vida valer a pena! Tem várias composições de Carmen e “My favorite Things” de Rodgers e Hammerstein, encerrando com "Open the Door”, sua marca registrada. Foi lançado pelo seu selo próprio Bet-Car Records e relançado pela Verve.
I Can't Help It é uma coletânea de1992. Contém todas as faixas de seus discos de 1958 e 1960: Out There with Betty Carter e The Modern Sound of Betty Carter, respectivamente. A faixa título foi a sua primeira composição gravada.



2 comentários:

  1. Legal o post, mas eu tenho quase certeza que a primeira foto é da Nina Simone!
    Se não for, então elas eram irmãs gêmeas! rs

    ResponderExcluir
  2. oi anônimo! rs
    quando achei essa foto na net tbm pensei que fosse confusão, achei muito a cara da nina simone, mas depois analisei e fiquei achando que poderia ser a betty carter mesmo, as duas tinham muito em comum. por enquanto vou deixar como betty carter (em breve teremos 2 dscos da nina)
    se alguém souber a verdadeira identidade da misteriosa pianista, nos avise por favooor!!!
    valeu pelo comentário, vc tá ligadão rs
    abraço

    ResponderExcluir