segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Carmen McRae Sings Lover Man and other Billie Holiday Classics - 1961


Billie Holiday volta ao Jazzy Singers, desta vez num disco em tributo a ela, gravado em 1961 por ninguém menos que Carmen McRae. Homenagem justa, tanto à extraordinária cantora que foi Billie Holiday, como à amizade que as duas mantiveram. Quando a jovem Carmen começou a cantar, tinha como referência o canto de Lady Day e dizia (com exagero e humor) que a imitava descaradamente até encontrar voz e estilo próprios. Carmen dedicou outro disco, desta vez duplo, a Billie em 1983 (“For Lady Day”).
Carmen teve formação musical sólida, era compositora e pianista. Nasceu em Nova York no dia oito de abril de 1920, de uma familia de origem jamaicana.



Começou cantando nas orquestras de Benny Carter e Count Basie, além do Minton Playhouse no Harlen, onde cantou, foi secretária e teve contato com as idéias de músicos (como Dizzy Gillespie) que fizeram desse clube o berço do Bebop - vertente surgida nos anos 40 que com suas divisões, harmonias e improvisos ousados e altamente técnicos, modernizou e transformou o Jazz para sempre.

Uma “senhora” intérprete: com balanço, dicção, timbre, apuro técnico e inteligência raros. Tem extensa discografia, sempre com faro certeiro para repertório e arranjos. Mesmo quando cantava os mais famosos standards, imprimia muita personalidade com sua voz vibrante e habilidade para scats. Tinha ainda uma linda presença no palco, em que ficavam claras sua paixão pela música e a capacidade de dar vida às letras que cantava, com vasta gama de emoções e intenções.

Este disco a traz em grandes momentos. Seja no suingue de “Miss Brown to You”, seja no lirismo chocante ao retratar o drama do preconceito racial no sul dos EUA de “Strange Fruit” (ou “frutas estranhas” em português, que se refere aos corpos de negros linchados e dependurados em árvores. A interpretação de Carmen está à altura da de Billie Holiday, acreditem!), em todas as faixas ela brilha e transborda sensibilidade. Repertório perfeito com destaque ainda para “Lover man”, “Yesterdays” e “Dream of Life”, composição da própria Carmen aos 16 anos de idade, gravada por Billie em 1939.

2 comentários:

  1. Só pelo post da Dona Carmen já vi que o seu bom gosto é dos meus .
    Estou aindas me instalando e aproveitei para melhorar o meu cp que ainda não instalei , assim que pousar, vou fuxicar melhor o seu blog... Abraços sonoros,
    Edinho do JazZona.Com

    ResponderExcluir
  2. Fala Edinho!
    obrigado pela visita! o blog é pequenininho ainda, mas tudo tem que ter um começo hehe
    abraço e volte sempre

    ResponderExcluir