domingo, 21 de março de 2010

The Complete Dinah Washington on Mercury - volumes 1, 2, 3 e 4

Ei-la! Dinah Washington (Tuscaloosa, Alabama, 29 de agosto de 1924) foi uma das vozes mais marcantes do jazz em todos os tempos. Como via de regra, teve infância pobre, tocava piano e cantava na igreja. Inflenciada pelo canto de Bessie Smith, aos 15 anos já fugia pela janela do quarto  para cantar em bares e casas noturnas. Em 1943 foi contratada pela orquestra de Lionel Hampton, onde começou uma carreira de grande e contínuo sucesso. Dinah era uma força da natureza, uma mulher vibrante, divertida e carismática. Levou uma vida breve (não completou 40 anos de idade) e marcada pelos excessos: muitos amores (e sete maridos!), muita gastança (toneladas de jóias e peles), muita bebida, muitos remédios, descomunal talento. Ficou conhecida nos anos 40 como a rainha das juckeboxes e rainha do blues, daí a alcuha de "The Queen". Carapuça que ela vestiu tranquilamente!!

Dinah Washington, mulher negra que alcançou enorme sucesso e fortuna na primeira metade do seculo 20 nos EUA, ou seja, um milagre. Com a mesma gana com que encarava a vida, Dinah cantava com tamanho vigor, com tanta sede e destemor, como se soubesse que tinha pouco tempo para isso. Um timbre muito peculiar: forte, agudo, generoso e feliz, "a voz de um pessoa vitoriosa" (como diz a canção de Caetano Veloso e Wally Salomão), que ocupa e absorve nossa audição. Perfeita em dicção, ataque, afinação, emissão e pronta para cantar o que quisesse. Além da capacidade e qualidade vocal, era uma genial intérprete, um grande musico da voz, com um fraseado imbatível.

A caprichada coleção "The Complete Dinah Washington on Mercury" traz em 7 volumes todas as gravações da diva pela Mercury em um total de 21 CD's. Em breve os 3 volumes que ficaram faltando.
DOWNLOAD AQUI THE COMPLETE DINAH WASHINGTON ON MERCURY:

VOL 1
CD1     CD2     CD3
VOL 2
CD1     CD2     CD3
VOL 3
CD1     CD2     CD3
VOL 4
CD1     CD2     CD3

9 comentários:

  1. Agradeço! uma verdadeira joia da musica

    ResponderExcluir
  2. dinah washington é foda. eu andava procurando essa coletanea a tempos

    ResponderExcluir
  3. eu também estava a procura disto!
    DINAH é a melhor fato!
    seu blog é demais!

    valeu!

    ResponderExcluir
  4. Você tem o album dela drinking again pra download?

    ResponderExcluir
  5. Valeu, hem!

    Muito obrigada!!

    ResponderExcluir
  6. Não canso de ouvir esses 4 primeiros volumes. Que coletânea espetacular!!
    Por favor, não se esqueça de nos dar o prazer de poder downloadar os outros 3 que faltam.
    E muito, muito obrigada mesmo por essa coleção maravilhosa!!!

    ResponderExcluir
  7. Prezado Vinildo, parabéns mesmo por este brilhante e afetuoso material que disponibilizas para os fãs de Dinah. Quanto ao restante dos outros volumes, vc pretende disponibilizá-los e quando? Grata. AAO

    ResponderExcluir
  8. Meu querido eu não consegui baixar o ultimo arquivo, fiquei muito triste poderia checar o que aconteceu? Desde já grata :ACSS

    ResponderExcluir
  9. Também não consegui baixar o cd 3 do vol 4. Poderia reupar? Grata.

    ResponderExcluir