sábado, 6 de março de 2010

HOMENAGEM A JOHNNY ALF

No último dia 4 de março perdemos o compositor, pianista e cantor Johnny Alf (Rio de Janeiro, 19 de maio de 1929), um dos maiores representantes de canto de jazz no Brasil.

De origem humilde e dedicadíssimo, começou a estudar piano clássico aos 9 anos. Logo se interessou pela música americana, da qual recebeu decisiva influência do canto de Sarah Vaughan (a quem idolatrava) e desenvolveu seu elegante fraseado e suingue a partir da escuta dos pianos de Nat King Cole e George Shearing.
Compositor brilhante, assimilou o jazz (os grandes compositores de musicais americanos como Gershwin e Porter), a música clássica (Chopin, Debussy e Tchaikovsky), o samba canção mais elaborado dos anos 40 e 50 (Ary Barroso, Custódio Mesquita e Peter Pan) e sintetizou em sua música muito particular, que influenciou o surgimento da Bossa Nova com temas como “Rapaz de Bem”, “Ilusão à Toa” e “Céu e Mar”.  Trouxe para a música brasileira leveza nas letras e sofisticação em harmonias arrojadas para a época. Johnny recebeu convite da própria Sarah Vaughan, impressionada com seu talento e técnica, para viajar com ela pelos EUA mas recusou por timidez.

Trago 5 discos dessa lenda da música brasileira, agrupados em dois arquivos:
“Rapaz de Bem” de 1961, “Nós” de 1974, “Olhos Negros” (com vários convidados) de 1990, “Mais um Som” de 2002, além de seu disco todo cantado em inglês nunca lançado comercialmente, gravado em 1963.

DOWNLOAD AQUI JOHNNY ALF 1

DOWNLOAD AQUI JOHNNT ALF 2

Um comentário:

  1. valeu pela contribuição.
    é uma grande pena que esses ícones tao importantes da nossa música permaneçam no limbo e desconhecidos pelo grande público.
    divulguemos então!

    abraços.

    ResponderExcluir