terça-feira, 3 de novembro de 2009

The Complete Billie Holiday on verve - volumes I e II

A primeira postagem do JAZZY SINGERS trará aquela que é considerada por muitos como a maior cantora de jazz de todos os tempos, Billie Holiday.


Eleanor Fagan Gough nasceu na Filadélfia, em 7 de Abril, 1915 e foi criada em Baltimore. Dona de um timbre único, em tudo ela foi grande: na força interpretativa, no senso de improvisação, na inteligência rítmica, na escolha do repertório, nos músicos que a acompanhavam. Uma lição de como cantar com classe, sem jamais ser fria ou superficial. Sua voz, que sempre foi pequena em extensão, mudou muito com o passar dos anos e os abusos que cometeu - a voz cristalina e doce de emissão perfeita da juventude tornou-se mais escura e áspera, mas sem perder o encanto. Um talento imenso e natural que mudou o jeito de se cantar no ocidente e, direta ou indiretamente, influencia a maior parte dos cantores até hoje.
Era uma mulher tímida, sensível, desestruturada e obstinada. Recomendo a biografia "Wishing on the Moon" de Donald Clarke,  para conhecer mais sobre sua vida atribulada e sua carreira de grandes êxitos artísticos.
Pretendo postar toda a coleção "The Complet Billie Holiday on Verve". São 10 CD's, que trazem, além das magníficas gravações da cantora nos estúdios da Verve, raros takes de ensaios e bate papo com os músicos. Começo com os dois primeiros volumes do box:
 

5 comentários:

  1. Billie Holiday is a great singer.
    Thanks for posting her.

    ResponderExcluir
  2. Thank's Milan!
    soon I will post all the other 8 volumes of the box
    see you, have a great 2010!!

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog! Por favor, coloque a discografia da Natalie Cole e Diana Krall. Grato desde já!

    ResponderExcluir
  4. obrigado Robson
    ambas já estão na lista de cantores que aparecerão por aqui, com certeza
    abraço e feliz ano novo

    ResponderExcluir
  5. Bom trabalho,obrigado por compartilhar a Billie Holiday.

    ResponderExcluir