segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Coleção Chet Baker Canta, do Jazzy Singers

Esta é uma postagem diferente - não se trata de um disco de carreira, mas de uma coletânea feita especialmente para o Jazzy Singers, com todos os registros vocais que encontrei na vasta discografia de Chet Baker. São mais de 100 gravações (reunidas em 4 pastas por ordem alfabética dos nomes das canções, algumas com mais de uma versão), que nos permitem ter uma visão muito ampla de seu canto, atividade bissexta do músico (ele tem mais de 3.000 gravações tocando trompete e flugelhorn), mas que abriu novos caminhos para o canto jazzístico. Chet Baker nasceu em Yale, Oklahoma em 23 de dezembro de 1929 e ainda muito jovem tornou-se um dos maiores expoentes do cool jazz, estilo mais calmo que o bebop, rítmica e melodicamente mais econômico.

Sua bela figura juvenil e atitude cool atrairam novos públicos para ouvir jazz quando, em 1954, ele se lançou como cantor, tendo chegado a fazer cinema em Hollywood, e foi eternizado pelas lentes do fotógrafo Willian Claxton, que disse ter entendido o sentido do termo “fotogênico” exatamente ao tê-lo diante de sua câmera.
Filho de um guitarrista, começou cantando no coral da igreja, o que não influenciou seu estilo. Seu canto era suave, quase sem vibrato, calmo, introspectivo e de certa forma despretensioso. Sua voz sussurrada e de pequena extensão transmitia fragilidade, intimismo e sensualidade. Sua interpretação sinuosa era sempre cheia de sentimento, sutileza e precisão. Seu jeito de cantar influenciou muitos cantores, inclusive brasileiros como Caetano Veloso, Gal Costa, Carlos Lyra e João Gilberto..

Afinadíssimo, deu preferência a um repertório essêncialmente romântico e melancólico, que aliado à doçura de sua voz macia, aveludada, “de travesseiro”, hipnotiza ouvintes de todo o mundo há muitas décadas


Fica aqui um desafio: quem conhecer mais alguma gravação para enriquecer a nossa coleção, mande para o email vinildo2009@gmail.com e será incorporada à postagem, com direito a crédito do colaborador (se este o desejar!  :P ).

5 comentários:

  1. Caro Vinildo,
    Seja bem-vindo à blogsfera e vida longa e próspera ao Jazzy Singing!
    Um ótimo Natal prá você e sua família, repleto de paz, saúde, alegrias e muito jazz!!!!
    Abração!

    ResponderExcluir
  2. Valeu Érico!! uma excelente 2010 para voce cheio de alegrias e crescimento
    abraço!

    ResponderExcluir
  3. Obrigadíssima pelo blog, caro Vinildo. Estou baixando muita coisa daqui. Se vc tiver como disponibilizar depois alguns álbuns de Dinah Washington, ficar-lhe-ei muito grata!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ilana! Obrigado eu, pela visita ao blog.
    Com certeza Dinah Wasinhgton está na minha "mira" para breve hehe
    abraço e participe sempre

    ResponderExcluir