sábado, 26 de dezembro de 2009

Ella Fitzgerald Sings the Duke Ellington Songbook - 1957

Ella Jane Fitzgerald nasceu em Newport, em 25 de abril de 1917. Pense bem: o que é que se podia esperar do futuro de uma menina negra, órfã, pobre, feia, tímida, insegura, sem teto, com pouco estudo, fugida de um reformatório para menores, largada na primeira metade do século 20 sozinha em Nova York, cantando e dançando nas ruas em troca de gorjetas? Pois seu genial talento transpôs todas as barreiras e com apenas 21 anos ela já era considerada a primeira dama do jazz.
Sua voz era pura, feminina, enérgica e contagiante, com notável domínio de toda sua extensão de aproximadamente 3 oitavas. Rítmicamente, nunca foi menos que brilhante. Sua afinação irrepreensível e a assombrosa capacidade de improvisação, cantando as letras ou em scat, mudou os parâmetros do canto de jazz para sempre. Ella esbanjava alegria e senso de humor nas suas interpretações, mas também podia ser doce, melancólica ou sensual.
Ella começou cantando na era do swing em orquestras como a de Chick Web. Nos anos 40, mergulhou nas inovações do bebop, onde encontrou terreno fértil para sua musicalidade naturalmente sofisticada. Mas na década de 50, com a queda de interesse pelo bebop, temia pelo rumo de sua carreira
Foi então, em 1956, que o produtor Norman Granz da Verve a convidou para um novo e ambicioso projeto: um songbook (disco dedicado inteiramente à obra de um compositor) de Cole Porter, com arranjos de Nelson Riddle. A empreitada deu muito certo e juntos produziram songbooks de todos os maiores compositores da música popular americana do século 20, com grande êxito de público e crítica.
Essas gravações são ao mesmo tempo um produto pop de alto nível e um vasto material de estudo, que levou um inestimável patrimônio cultural norte americano para bem além da fronteira dos aficcionados por jazz e musicais.
O primeiro a ser apresentado no Jazzy Singers é o de Duke Ellington. Foi o único a ter o próprio autor homenageado tocando junto com ela. O grande Duke compôs ainda com Billy Strayhorn mais dois temas especiais para o album triplo: “The E and D Blues” e a instrumental “Portrait of Fitzgerald”.
Edward Kennedy "Duke" Ellington nasceu em Washington em 29 de abril de 1899. Foi um dos mais importantes e influentes compositores da história da música popular americana e mundial, além de “band leader” e pianista.
Ella canta, com Duke na platéia.

3 comentários:

  1. Adorei o blog, ainda mais com os downloads que você disponibiliza. Demais!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Carla e Fernanda!um ótimo 2010 para voces e voltem sempre
    abraços

    ResponderExcluir