domingo, 31 de janeiro de 2010

Sarah Live Tivoli 1963 & Ella Live Berlin 1960

Ella e Sarah
O jazz faz-se pela improvisação e nada mais empolgante que um show de jazz ao vivo. Trago dois extraordinários registros de duas grandes cantoras americanas na Europa: Ella em Berlin e Sarah em Copenhagen.
Sarah Vaughan (27 de março de 1924), The Divine Sassie, começou a estudar piano e cantar no coral da igreja aos 7 anos e adolescente já se apresentava em clubes de Newark como pianista. Assistia a shows de jazz em New York e numa noite de 1943 ela tomou coragem e se inscreveu como cantora num concurso do Apollo Theater, no Harlem. Ela ganhou o primeiro prêmio com direito a uma semana de apresentações no teatro, durante a qual conheceu Billy Eckstine e Earl Hines e iniciou sua carreira. Nas orquestra de Hines e Eckstine teve contato com músicos geniais no início do bebop como Dizzy Gillespie, Charlie Parker, Miles Davis e Dexter Gordon.
Sua carreira solo, a partir de 1945, teve impulso com a aproximação do trompetista George Treadwell que cuidava da sua direção musical e cênica, além de incentivar uma bela mudança no visual da cantora. Eles se casaram em 1946 e ela logo assinou contrato com a Columbia Records, com grande sucesso popular . Em 1953 ela se transferiu para a Mercury Records, onde encontrou liberdade para fazer trabalhos de cunho mais jazzísticos, tornando-se uma das mais importantes cantoras de todos os tempos.

Em 1963, após uma breve passagem pela Roulette Records, de volta à Mercury, seguiu para a Dinamarca com o produtor Quincy Jones, onde gravaram este belo trabalho, 2 horas de música em 4 apresentações no Tivoli. A riqueza de suas interpretações e nuances vocais emocionam. Uma cantora de nível técnico praticamente inalcançável.

O disco de Ella é um dos mais impressionantes registros ao vivo que eu conheço. Ela estava inspiradíssima neste concerto em Berlin, 1960. O repertório é excepcional do início ao fim, com grandes sucessos dela como “How High the Moon”(com citação de “Omithology” de Charlie Parker no fantástico scat), “Summertime”e “That Old Black Magic”. Também a divertida e apimentada “Lorelei” dos irmãos Gershwin e uma inesquecível “Mack the Knife” de Brecht & Kurt Weil, em que ela esquece a letra no meio da apresentação e continua cantando, improvisando o texto com muito bom humor. Não sei se ela realmente esqueceu a letra, ou se foi “armado” durante os ensaios, mas de qualquer forma é GENIAL!!


4 comentários:

  1. As duas nunca gravaram nada juntas ?
    Se gravaram posta pra gente *.*

    ResponderExcluir
  2. Oi Junior, tudo certo?
    olha a única gravação que encontrei das duas juntas é num disco do Quincy Jones "Back on the Block" na faixa "Birdland".
    Coloquei o link na postagem pra voce e aqui um vídeo com elas cantando com Pearl Bailey:
    http://www.youtube.com/watch?v=UfGiUQ1DgLU
    Valeu, abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá vinildo.Essa é a segunda vez que posto um comentário, mas não quer dizer q eu não seja um frequentador assíduo de seu blog.
    Muito obrigado por ter atendido meu pedido e gostaria de fazer mais um (se não for muito):
    O disco da Sarah Vaughan ao vivo no Ronnie Scott's.
    Um abração!
    Paulo Rubem de São Luis do Maranhão.

    ResponderExcluir
  4. obrigado Paulo
    infelizmente o blog eu larguei de lado hehehe
    esse e todos os outros discos da sarah vc encontra pelo programa soulseek, versão 157 NS 13e, encontrado facilmente, um programa fácil de usar, levíssimo e superesperto, tem de tudo por lá!
    abração ;)

    ResponderExcluir