domingo, 10 de janeiro de 2010

Mel Tormé e George Shearing

É um enorme prazer apresentar alguns trabalhos de Mel Tormé, uma das mais belas e inteligentes vozes do século XX, um dos poucos homens que cantou com a mesma categoria das grandes damas negras do jazz. Um tenor com grande capacidade interpretativa e de improvisação (inclusive no scat singing), voz suave, quente e levemente rouca. Começou a cantar na era do swing mas fez uma transição muito tranquila para as inovações do bebop.
Nasceu em Chicago, Illinois, 13 de setembro de 1925, de família de origem russa. Começou a carreira cantando com apenas 3 anos de idade. Foi também compositor (autor da bela “Christmas Song”), arranjador, exímio baterista, pianista, dançarino, ator (rádio, cinema,TV) e escritor.
Escolhi para a primeira postagem de Mel Tormé, alguns de seus últimos trabalhos (ele manteve sua voz intacta até o fim da vida, aos 73 anos), todos em companhia do pianista inglês George Shearing (um deles conta também com o saxofonista Gerry Mulligan). Cego de nascença (13 de agosto de 1919), George começou a tocar piano também aos 3 anos de idade, com grande influência do boogie-woogie. Em 1947, já nos EUA, absorveu o bebop e se tornou um grande nome do jazz. Foi também compositor de vários standards, entre eles a famosíssima “Lullaby of Birdland”. Além de Mel Tormé, se apresentou com os cantores Nat “King” Cole, Peggy Lee, Ernestine Andreson, Nancy Wilson, Dakota Stanton e Carmen McRae.
Temos 7 discos dessa bem sucedida parceria:






Nenhum comentário:

Postar um comentário