sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

The Tony Bennett Bill Evans Album - 1975 Together Again - 1977

Tony Bennett (3 de agosto de 1926 em Nova York) ainda criança, com a ajuda de um tio sapateador, começou a cantar para sustentar a família, pois perdeu seu pai quando tinha apenas 10 anos de idade. De ascendência italiana, trabalhava como garçon-cantor em restaurantes italianos de Nova York quando tinha como hábito imitar com a voz os solos de famosos músicos da época. Paralelamente estudava música, desenho e pintura. Em 1949 a cantora Pearl Bailey o ouviu e convidou para abrir um de seus shows, onde conheceu Bob Hope, que o convidou para o acompanhar na sua turnê.
Lutou na Europa no final da Segunda Guerra. O estudo de canto lírico deixou marcas em seu estilo, que começou a se aproximar do jazz em meados da década de 1950, quando se tornou o primeiro crooner masculino da banda de Count Basie, com quem fez 2 ótimos discos. Já nos anos 70, ele criou um selo próprio, o Improv, pelo qual lançou os dois discos que trago para vocês agora, em companhia do excepcional pianista de jazz Bill Evans (Plainfield, 16 de agosto de 1929) cujas harmonias impressionistas, fraseado elegante e inventivo influenciaram gerações de pianistas desde os anos 50. Sua mãe era pianista amadora e ele teve formação clássica ao piano aos 6 anos de idade. Nos anos 40, tocou boogie woogie em vários clubes quando recebeu uma bolsa na Southeastern Louisiana University. Também estudou composição na Mannes College of Music.
Em 1958, Evans era o único músico branco no afamado sexteto de Miles Davis. Durou pouco (8 meses) mas foi uma das colaborações mais frutíferas da história do jazz de onde nasceu o álbum Kind of Blue (lançado em 1959), do qual participaram também Cannonball Adderley (saxo alto), John Coltrane (saxo tenor), Paul Chambers (baixo) e Jimmy Cobb (bateria). A Kind of Blue é o álbum mais vendido da história do jazz.
Tony é um cantor de grande sensibilidade, mas de carater sanguíneo, voltado para fora, um artista de palco, com voz potente e interpretações exuberantes. Evans era delicado, contido e introspectivo. Mas o encontro rendeu dois belíssimos discos.


The Tony Bennett Bill Evans Album - 1975

Together Again - 1977

4 comentários:

  1. Descobri o blog recentemente e até agora não acredito na qualidade das coisas postadas por aqui.

    Gostaria de abusar um pouco. Corro atrás do último disco da carreira do Billy Eckstine. É um disco lindo com o Benny Carter

    "Billy Eckstine Sings with Benny Carter"

    com as seguintes canções:

    You'd Be So Nice to Come Home To
    My Funny Valentine
    Here's That Rainy Day
    Summertime
    A Kiss from You
    Memories of You
    I've Got the World on a String
    Now That I Need You
    Over The Rainbow
    September Song
    Autumn Leaves
    Didn't We


    Se isso aparecer por aqui......

    ResponderExcluir
  2. oi Otávio
    obrigado pela mensagem
    não tenho certeza se tenho esse cd, vou olhar com calma e se tiver, posto aqui com certeza, adoro o vozeirão do Billy
    abraço e volte sempre

    ResponderExcluir
  3. Não entendi do cd do Tony Bennett... Diz ser de 1975, mas na verdade é de 1979. E o de 1977 é de 1975. O blog é bom, mas as informações são erradas e causa que os leitores baixem os arquivos errados ou repetidos.

    ResponderExcluir
  4. Oi A,
    as informações contidas no blog são pesquisadas na internet, as datas que encontrei para o lançamento desses álbns, são essas 1975 e 1977.
    se voce baixou arquivos errados ou repetidos, é porque não entendeu que temos, por hora, apenas dois discos do Tony Bennett, ambos com Bill Evans, sendo que um deles chama "together Again" e só poderia ser o segundo dessa parceria.
    obrigado,
    Vinildo

    ResponderExcluir