quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

The Complete Anita O'Day Verve Clef Sessions


Anita O'Day (18 de outubro de 1919, Los Angeles) começou a cantar ainda menina e logo conheceu o sucesso, ao lado do baterista Gene Krupa.

Loiríssima, atrevida, maliciosa, divertida, quase agressiva: "A Jezebel do Jazz". Sua voz marcante, rouca, foi danificada por uma cirurgia na infância que lhe extraiu a úvula (o "sininho" da garganta) e lhe rendeu uma dificuldade para segurar notas longas e fazer uso do vibrato, efeito usado exemplarmente por todas as grandes cantoras de jazz de seu tempo. Essa adversidade foi sabiamente transposta com uma avalanche de notas curtas encadeadas com grande inteligência rítimica e melódica que caracterizam seu grande estilo. Diga-se: quando ela estava em boas condições vocais, os vibratos saiam, sim! E ela cantava notas longas, sim! A despeito de toda sua "porralouquice", teve uma longa carreira até sua morte em 2006.

Miss O'Day ao ar livre e à luz do sol incendiou o Festival de Newport em 1958:
Aqui temos uma coleção imperdível de 9 CD’s, com todo o seu material pela Verve.

2 comentários:

  1. Anita é foda!
    Quando era criança vivia na casa do meu irmão que estava sempre ouvindo um LP duplo (coletânea da Verve) com uma ilustração da cara dela na capa.
    Sempre pirei no jeito que ela canta!
    Valeu mesmo!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Cara, eu tinha esse LP dela tbm, em que ela cantava vários sucessos da Billie Holiday, é maravilhoso e eu o ovi muito tbm hehehe
    valeu, abração

    ResponderExcluir